sábado, 25 de outubro de 2008

Educação à distância está relacionada com a mudança


As mudanças globais são resultado, em grande parte, dos avanços da tecnologia. Os avanços tecnológicos e as tendências económicas convergem para mudanças substanciais nos próximos anos.

O fornecimento de informações encontra-se em transformação; existe escassez de textos impressos já que estes representam apenas 0,003% do total da informação - os restantes percentuais encontram-se na forma digital. Para além da redução do texto em papel temos de considerar que a democratização dos dados é real e a internet permite uma divulgação quase sem limites de uma série de conteúdos que, no passado, era impensável.

Este tipo de reflexões conduz-nos inevitavelmente à constatação que o acesso à informação está a mudar.

As mudanças na relação entre o conhecimento e o desenvolvimento económico podem ser interpretadas atendendo ao facto de ao mesmo tempo em que tem diminuído o custo de processamento, armazenamento e transmissão de informações electronicamente, o custo da educação tem aumentado. Isto acontece porque a educação ao longo da vida é um requisito de empregabilidade eficaz; a dispensabilidade e o aumento da demanda por novos meios de acesso ao conhecimento conduz à procura, por parte do indivíduo de constante actualização. Esta procura constante é um dos principais impulsionadores do desenvolvimento económico, social e pessoal e, quiçá, político.

As mudanças na tecnologia condicionam, hoje em dia, o processo educativo de forma inescusável; o valor de aquisição de material informático é muito mais suportável nos dias que correm e a sua obtenção quase obrigatória - os próprios currículos escolares assim o exigem. Os computadores quase substituem os telefones e os serviços dos correios. A videoconferência cada vez é mais popular e a capacidade dos computadores continuará a aumentar.

Todos estes argumentos nos conduzem à implementação do ensino à distância como um imperativo. A utilização dos recursos tecnológicos no processo de ensino/aprendizagem e a utilização do ensino presencial esporadicamente (o chamado b-learning), podem ser o futuro em Educação. A Educação à Distância está a evoluir para ser um factor de mudança considerável no panorama educativo.

Nenhum comentário: